KarmaWeather oferece uma receita suculenta do famoso tiramisu italiano tradicional abaixo. Esta receita é muito fácil e você poderá fazê-la com sucesso, para o deleite de seus convidados e sua família.
A grande força da culinária italiana é sua simplicidade e o aprimoramento de seus ingredientes de qualidade. Algumas pessoas sempre se colocam como guardiões do templo do que consideram ser a única e verdadeira receita original. No entanto, acreditamos que as adaptações são sempre possíveis para qualquer receita tradicional, desde que a natureza original não seja distorcida. Portanto, tentaremos, na descrição das diferentes etapas da produção desta lendária sobremesa italiana, explicar nossa abordagem e, se necessário, as opções que nos parecem mais adequadas.
Nível: iniciante / fácil Para: 8 pessoas Tempo de preparação: 40 minutos Tempo de cozimento: nenhum
Ingredientes e utensílios
Ingredientes
500 gr. mascarpone
6 ovos
2 a 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
30 biscoitos de colher (boudoir)
1 a 2 colheres de chá de café solúvel (liofilizado)
2 cápsulas de rum (ou amaretto para puristas)
2 colheres de chá de cacau em pó (sem açúcar)
1 pitada de sal
Utensílios
1 saladeira grande (para bater as claras em neve)
1 recipiente grande (para misturar o creme)
1 tigela (para o café)
2 a 3 pratos ou 6 pequenos tupperwares (para colocar a sobremesa)
1 batedor elétrico (ou um batedor comum)
1 espátula (ou colher grande)
Preparação dos ingredientes
Duração: 5 min
Em pequenos recipientes, reserve as duas tampas de rum, as duas colheres de chá de café liofilizado, a baunilha e a pitada de sal.
A receita tradicional de tiramisu é feita com amaretto. No entanto, o rum é um ótimo substituto. Em geral, para as sobremesas, temos uma predileção pelo rum Negrita, que é um rum gourmet âmbar cuja fragrância delicada e dourada não requer adição mais do que o necessário. O álcool é opcional nesta receita. Portanto, recomendamos que você não procure uma substituição a qualquer custo. A combinação de café, creme e baunilha já é mais do que suficiente para satisfazer o mais gourmet entre nós.
Se você não tiver uma vagem de baunilha disponível, o uso de um sabor líquido de baunilha também é perfeito, desde que você derrame de 3 a 4 gotas no máximo, porque é um sabor sintético concentrado.
O café liofilizado parece ideal porque é rápido de usar e fácil de dosear. Se você possui uma máquina de café do tipo Nespresso, é claro que pode usá-la em vez de café instantâneo. Em seguida, substitua as duas colheres de chá de café liofilizado por um café expresso duplo.
2 a 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro são suficientes. De fato, os biscoitos de colher usados nesta receita já são doces. Não há razão para adicionar mais do que o necessário, especialmente porque isso pode sobrecarregar a sutileza da combinação de sabores dos outros ingredientes.
💡 Não tenho açúcar de confeiteiro, o que devo fazer? Você não tem açúcar de confeiteiro em seus armários? Não tem problema, use açúcar refinado branco. Por outro lado, ao preparar o creme, use um batedor para clarear as gemas com o açúcar refinado, para garantir que os grãos de açúcar estejam bem derretidos.
Nesta receita de tiramisu adequada para 8 pessoas, recomendamos o uso de 6 ovos médios.
Separe um frasco de 500 gramas de mascarpone.
⚠️ Embora sejamos flexíveis em outros aspectos da preparação, parece-nos difícil considerar algo diferente de mascarpone na receita de um tiramisu digno do nome. Em nossa opinião, crème fraîche ou chantilly, apesar de suas muitas qualidades, não têm lugar nesta receita.
Preparação do creme
Duração: 5 min
Agora comece separando as claras das gemas, cada uma em um recipiente do tipo tigela. Deixe os brancos de lado por enquanto. No recipiente que contém as gemas, adicione o açúcar de confeiteiro. Se você usar açúcar refinado, bata vigorosamente as gemas e o açúcar antes de incorporar o mascarpone.
Adicione o mascarpone, uma das duas tampas de rum âmbar (ou amaretto ou kirsch), baunilha (3 a 4 gotas de sabor a baunilha ou as sementes de uma fava de baunilha).
Misture todos os ingredientes até o creme ficar homogêneo e adquirir uma cor amarela amanteigada. Você pode usar um batedor manual ou elétrico para esta fase da receita.
Disposição e molhando dos biscoitos
Duração: 10 min
Nos 2 a 3 recipientes grandes de sua escolha, coloque os biscoitos de colher. Você pode adicionar uma segunda camada de cookies em cima da primeira, deixando um suspiro entre o primeiro e o segundo estágio, para que o creme possa tocar todos os biscoitos.
⚠️ O tiramisu com speculoos ainda é um tiramisu? Se não quisermos resolver essa questão espinhosa, lembre-se, no entanto, de que, se você optar por substituir os biscoitos de colher por especular, você dará um sabor completamente diferente à receita. Os speculoos sendo biscoitos picantes (anis verde, canela, noz-moscada, gengibre, cravo), os sabores combinados de creme, baunilha e café correm o risco de ser sufocados por esse biscoito com um caráter muito assertivo. Além disso, como o especuloos não é um biscoito leve e arejado, como pode ser o biscoito de colher, ele tende a ficar pastoso se estiver muito úmido ou, pelo contrário, quebradiço, mas um pouco seco demais.
Se você estiver usando café liofilizado, primeiro dilua-o com um pouco de água fervente, antes de terminar de encher sua tigela (ou xícara grande) com água fria. Se você escolheu a opção de café expresso duplo, coloque-o em uma tigela e adicione água fria para terminar de enchê-lo. Em seguida, adicione a segunda tampa de rum ao café.
Visualmente, seu café deve se parecer com café americano, ou seja, um café alongado ou muito alongado (dependendo da importância que você deseja dar ao café). Se você fizer seu tiramisu sem álcool, recomendamos que você escolha um café um pouco mais encorpado, mas ainda assim alongado.
Com uma colher de sopa, mergulhe os biscoitos com o equivalente a uma boa colher de sopa para cada biscoito.
💡 Se sua tigela estiver vazia e alguns biscoitos não puderem ser cobertos, faça outro café alongado. Em seguida, anote em um caderno a proporção de biscoito / café que você precisará mais tarde ao fazer esta receita novamente.
Bater as claras em neve
Duração: 10 min
Se parecer preferível esperar até o último momento para bater as claras em ovo, é necessário garantir que as claras fiquem o mais firmes possível quando incorporadas ao creme produzido na etapa 2.
💡 Por que você adiciona uma pitada de sal às claras de ovo? Pouco antes de bater as claras em neve, adicionar uma pitada de sal garante uma melhor firmeza das claras.
Usando um batedor elétrico (ou manualmente, se você tiver força e paciência), bata as claras até ficarem firmes.
💡 Como sei se minhas claras batidas estão prontas? Quando os brancos parecerem mais compactos, vire o recipiente de cabeça para baixo. Enquanto os brancos não ficarem presos ao contêiner, a operação ainda não estará concluída.
Após menos de 5 minutos com um batedor elétrico, os brancos devem estar prontos. As bolhas agora são invisíveis a olho nu e a consistência é sólida na aparência.
Incorporação das claras e vestir do deserto
Duração: 10 min
Adicione gradualmente as claras ao recipiente com o creme (etapa 2). Usando uma espátula ou uma colher grande, cubra delicadamente cada pedaço de neve branca com creme, tomando cuidado para não quebrar os brancos. Para fazer isso, faça um movimento circular lento de cima para baixo. Acima de tudo, evite mexer a mistura lateralmente ou com muita força. No final, é melhor que a aparência não seja completamente homogênea, em vez de correr o risco de que alguns brancos se tornem líquidos novamente porque foram usados demais.
Adicione a mistura final sobre os biscoitos boudoir previamente embebidos em café (etapa 3).
Você pode agitar levemente o prato lateralmente para distribuir melhor o creme em seu recipiente. Pessoalmente, preferimos optar por uma abordagem rústica e familiar, onde parte dos cookies permanece visivelmente visível nos lados.
Finalmente, último passo da receita, polvilhe o tiramisu com cacau em pó. Ainda com o mesmo espírito de uma receita despretensiosa da família, o pó é feito à mão, uma grande pitada de cacau em pó sendo derramada aleatoriamente sobre a sobremesa.
Degustação e armazenamento
Quando a etapa 4 estiver concluída, seu tiramisu deve ser mantido na geladeira por pelo menos 12 horas. A ação a longo prazo da geladeira permite que o creme fique firme e os biscoitos obtenham a textura desejada (umedecida, flexível, mas sempre consistente). Uma vez que o tiramisu contém ovos frescos não cozidos, é melhor prová-lo dentro de 48 horas após o preparo.
Buon appetito!
Quais signos do horóscopo chinês mais amam o tiramisu?
Um rápido aceno para os nossos amigos nascidos no Ano do Macaco, cuja mapa natal dos elementos do WuXing e Feng Shui se encontra nesta lendária sobremesa. De fato, de acordo com a astrologia chinesa e os preceitos do WuXing, o tiramisu contém simbolicamente os elementos Terra, Metal e Água. Se você é um Rato, Dragão ou Serpente (Cobra) e deseja conquistar o coração de um Macaco ou fortalecer o amor mútuo que já possui, o tiramisu é uma das sobremesas que provavelmente inclinarão a balança a seu favor.